jun 13, 2017

Realidade Virtual: mais uma ferramenta à disposição do Marketing Digital e do seu negócio

Imagine viajar para os Emirados Árabes em poucos segundos. Ou, quem sabe, apreciar a vista do topo de uma montanha nevada no Canadá, após curtir um show da sua banda favorita em Londres? Ou ainda, levar um consumidor à sua loja sem que ele precise se deslocar até lá? Tudo isso é possível e não, não estamos falando de teletransporte, mas de realidade virtual (RV).

A Realidade Virtual é uma das experiências mais imersivas conhecida pela humanidade, e é cada vez mais utilizada para gerar resultados pelo Marketing Digital, pois provoca um isolamento total do mundo exterior e foca em levar as pessoas para um outro ambiente. A experiência acontece por meio de óculos, que são capazes de reproduzir ambientes em 360º, fazendo com que o usuário sinta-se “teletransportado”. Esse recurso já está sendo utilizado por diferentes segmentos, e certamente existem diversas possibilidades para trabalhar o seu produto ou serviço.

As empresas de turismo já estão aproveitando esse recurso, assim como a indústria do entretenimento e da saúde. Para o ramo da educação as vantagens são infinitas, pois as aulas de história podem levar, via RV, toda a turma para a cidade alemã de Dresden durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo. As aulas de biologia também ganharam mais pelo: aprender sobre o corpo humano tornou-se mais interativo, uma vez que existe a possibilidade de “imergir” até dentro das células humanas.

1 – Vamos viajar?

Quando o Google Street chegou, ficamos fascinados com a possibilidade de “visitar’ qualquer lugar do mundo. Pois bem, com a RV, isso se intensificou e criou um novo canal de vendas para reservas em hotéis, passagens, tours, museus etc.

2- Sinta-se em casa

Ao efetuar a venda de um imóvel, a empresa deve fazer o cliente se apaixonar pelo apartamento/casa instantaneamente, a ponto de criar um laço emocional com aquele espaço. Por meio de ferramentas como o Marketing Digital, aliado à Realidade Virtual, não é muito difícil provocar essas sensações: basta transformar a planta em um ambiente 3D e proporcionar esta experiência com a tecnologia imersiva nos pontos de venda.

3- Empatia é tudo

A RV nos faz sentir próximos do que está sendo transmitido, inclusive de pessoas. Imagine campanhas de arrecadação para institutos que ajudam crianças ou idosos, elas possuem um apelo muito maior ao fazer o usuário sentir-se na mesma condição de quem precisa de ajuda, e o torna mais propensos a praticar doações. É como uma máquina de empatia.

4- Vai um cineminha?

Ir ao cinema não será mais a mesma coisa. Agora, o usuário não é apenas o espectador, mas um personagem da história. O storytelling em 360º é totalmente diferente, levando em consideração que podemos olhar para todos os lados e explorar cada detalhe da cena. Na narrativa, o áudio é a principal força do RV, orientando para onde devemos olhar.

5- Além dos livros

Não é a toa que amamos GIFS, a ciência já provou que somos seres visuais. Por isso, a RV na educação é uma das promessas para um melhor e mais produtivo aprendizado nas escolas. Livros de história não serão substituídos, mas ganharão o reforço da tecnologia para facilitar a compreensão do conteúdo e engajar os alunos – que entenderão melhor a Colonização do Brasil, a Primavera Árabe, entre muitos outros assuntos. Bem mais legal, né?

A Realidade Virtual está transformando a maneira como aprendemos, consumimos e até nos divertimos. Todo esse potencial, unido a estratégias de marketing digital, podem fazer a sua marca se destacar no mercado.

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